Matéria sobre internação involuntária em clinica de recuperação em SP

Explicando as funções das clínicas de reabilitação


Agora vamos entender o que são as clinicas de reabilitação para dependentes químicos e como elas funcionam. O usuário de drogas pode perder ao longo de um tempo de uso suas aptidões físicas e mentais e o principal papel das clínicas não é somente faze-lo parar de usar as drogas, mas sim reabilitar seu corpo e mente abalados pelo vício, ajudando o paciente a recuperar esses aspectos, o controle da abstinência se torna mais fácil.

A parte física do dependente químico não é desconsiderada, as clínicas tem papel fundamental para a recuperação física, tem profissionais capacitados para isso, e buscam durante todo o tratamento a recuperação do físico saudável no paciente.

As duvidas com relação ao tempo de internação são frequentes, mas a resposta não é exata, depende de muitos fatores, varia de individuo para individuo, alguns precisam aliar mais de um tratamento para vencer a dependência, isso depende da situação do usuário; também é necessário força de vontade para vencer o vício e o apoio dos familiares é algo de extrema importância.

A possibilidade de recaídas é comum nos pacientes, eles podem se recuperar totalmente, mas devido a diversos fatores voltarem a usar drogas depois de um tempo limpo, neste caso o tratamento possivelmente terá que se repetir. Portanto a duração do tratamento é relativa e específica para cada caso. Paciente que está em tratamento por longo período necessita de métodos especiais, pois comumente é um caso mais grave e mais difícil de ser recuperado e talvez necessite de monitoramento 24 horas na clínica ou em sua residência.

Os profissionais das clínicas de reabilitação / recuperação para dependentes químicos e alcoólatras

são treinados para buscarem no paciente a raiz de seu vício, se houve algum trauma, problemas de relacionamento familiar, se algum ente é dependente, toda essa investigação serve como auxilio para escolher o melhor método para tratar o individuo. A substância química utilizada, patologias associadas ao uso, e a vida pessoal do dependente são usados como base para tratar cada paciente.

Vamos citar agora alguns sintomas comuns entre os dependentes químicos que estão sofrendo pela abstinência, são eles: confusão mental, agressividade, agir com violência, inquietação, ansiedade, perda ou ganho de peso, náuseas, forte dor de cabeça. Sintomas psicológicos podem estar relacionados também não somente ao uso das drogas, mas à vida pessoal do dependente, nestas horas o psicólogo tem importante função na clínica, é um profissional muito capacitado a lidar com estas situações.

As clínicas comumente são afastadas de uma área urbana, pois é necessário que o dependente fique longe do ambiente na qual estava acostumado a usar as drogas. O contato com a natureza e um lugar livre de riscos é o mais importante nesses casos. Por isso clínicas devem ser vistas como um lugar para começar uma nova rotina com novos hábitos.

Há um ramo especifico de clínicas que trata especialmente pacientes com graves traumas físicos, ou patologias relacionadas à dependência. Outras tratam a dependência em si. Algumas são especializadas em tratar distúrbios psicológicos, nutricionais, comportamentais. Ou seja, é ampla a variedade de especializações que uma clínica oferece, são muitas terapias e métodos aplicados hoje em dia para solucionar esses problemas, a terapia cognitiva comportamental é um forte exemplo.

Os pacientes nas clínicas não ficam livres de trabalho,

elas não são estadias e sim unidades especializadas em recuperação, e o trabalho é fundamental para ocupar a cabeça da pessoa e ensina-lo a ter uma rotina ativa e normal. Por exemplo, algumas unidades fazem os internos limparem o jardim, a casa, fazem recreações sempre no intuito de manter o paciente ativo, é algo de muita importância para que o paciente volte a ter disciplina e cuidar de si mesmo em sua rotina. Existem unidades que tem piscina, academia, área de lazer, campo de futebol para que o paciente relaxe e também não encare a internação como algo forçado e uma prisão.

Com relação ao uso de telefone, algumas unidades aceitam o uso outras não, para adaptação é comum aceitarem, mas com tempo de uso restrito. O uso de celulares, computadores e tablets podem ser restritos também.

O intuito de todo esse esforço é a plena reabilitação do dependente químico, as clínicas buscam sempre o melhor para o paciente e para a sua família, com profissionais capacitados e atuando com seriedade e compromisso para que o paciente saia forte desta luta pela sua vida normal.

Leave a Comment