Método de tratamento
O tratamento para dependentes químicos e alcoólatras requer ferramentas que possam permitir uma mudança de fato.
Quando falamos em internação muitas dúvidas aparecem, sobretudo, por termos em mente ainda muito recente uma ideia de tratamento sem a menor humanidade, comparado aos manicômios das
Décadas de 80.
Muita coisa mudou, a dependência química é tratada como doença psicoemocional mas que deve ter uma abordagem muito mais terapêutica do que qualquer outra coisa.
A ideia é que o tratamento seja feito com profissionais qualificados, experientes e seguros, permitindo uma maior assistência durante todo o período de internação.
O tempo de tratamento são 6 meses, e o tratamento é subdividido entre: desintoxicação, conscientização e ressocialização.
Em cada etapa, um aspecto da vida do dependente químico será focado, para que no final, o tratamento seja abrangente, amplo e que sobretudo contemple todas as áreas da vida desse dependente químico.
O processo de recuperação é um processo árduo, e deve ser assistido de perto pela família.
A junção equipe + família + paciente tem tudo para dar certo.
PLANO DE ATENDIMENTO SINGULAR
O plano de atendimento singular busca atender os pacientes de acordo com as suas necessidades, embora o tratamento seja de fato padrão.
O acolhimento é subdividido em etapas, tais como:
Acolhimento
Avaliação diagnóstica / anamnese
Ressocialização
Grupos de apoio
No acolhimento, são identificadas as necessidades e o perfil do paciente. Nesse momento, na chegada do paciente, são identificadas se há as necessidades de:
Encaminhamento à rede de saúde
Necessidade de busca ativa familiar
Definição de grupo terapêutico de referência
Documentação
Necessidade de roupas, check list de enxoval
Acolhimento do psicólogo e demais profissionais
Definição de alojamento, apresentação da unidade
Apresentação da rotina.
Na avaliação, equipe, família e paciente começam a conhecer mais e juntar os acontecimentos da história do paciente, traçando um projeto que seja individual e que atenda as necessidades e particularidades dele.
Atividades recreativas, esportivas além das terapêuticas são bem vindas nesse prisma. Autocuidado, sociabilidade, capacitações, práticas inclusivas também contemplam o tratamento.
PRÁTICAS INCLUSIVAS
- Visita da família mensalmente
- Contato telefônico semanalmente
- Grupos de treinamento
- Desenvolvimento de oratória nas partilhas em grupo.
A clínica conta ainda com amplo suporte familiar, que vai além do convencional acompanhamento terapêutico.
A clínica promove palestras de tema dependência química dentro da unidade para a participação da família de seus internos.
AMOR EXIGENTE E NAR ANON
A família também adoece junto com o dependente químico, grupos de apoio voltados as famílias estão presentes em grande parte dos municípios, e eles tem papel fundamental no apoio às famílias que passam por esse triste problema em suas vidas.
Entre em contato conosco e conheça melhor essa opção, agende uma visita agora mesmo.
Acreditamos na mudança do ser humano, acreditamos na recuperação.
Grupo Bella Clinic