clínicas de reabilitação, como funcionam?

Neste artigo, você entenderá um pouco como funciona uma clínica de reabilitação / recuperação, as técnicas utilizadas, quais são os tratamentos utilizados e os resultados que podem ser alcançados.

Adentrar no universo de uma clínica de reabilitação para dependentes químicos e alcoólatras é mergulhar em um ambiente dedicado à transformação e à recuperação. 

Veja também:

AS 9 MELHORES CLÍNICAS DE RECUPERAÇÃO E REABILITAÇÃO DE SÃO PAULO E GRANDE SÃO PAULO

Clínicas de reabilitação para dependentes químicos e alcoólatras são espaços que transcendem o tratamento convencional, oferecendo uma abordagem holística para ajudar pessoas a superar desafios físicos, mentais ou até mesmo emocionais. 

São verdadeiros refúgios de esperança para alguns, proporcionando cuidados médicos especializados, além de um ambiente acolhedor e compreensivo que é fundamental para a jornada de recuperação. Mas lembre-se, não são todas e você deve tomar cuidado ao escolher, para isso, conte sempre conosco!

Neste artigo, vamos explorar um pouco os fundamentos por trás desses espaços de recuperação, abordando desde as terapias oferecidas até a importância do suporte emocional.

Continue lendo um pouco mais para entender como as clínicas de reabilitação se tornam faróis de esperança no caminho rumo à a renovação da mente.

Formas Mais Frequentes de dependência química

Os sinais de dependência química incluem uma tolerância quase sempre crescente à substância (uma necessidade de doses mais altas para obter o mesmo efeito ou atá mesmo um efeito quase inexistente).

Assim, os sintomas de abstinência das drogas ou do álcool surgem na ausência do consumo da substância, acompanhados pela perda de controle sobre seu uso e pela constante priorização da droga ou álcool em detrimento de outras áreas da vida

Existem várias substâncias que podem levar à dependência química ou alcoolismo, entre as mais comuns, incluem:

  1. Álcool;
  2. Tabaco/Nicotina;
  3. Maconha;
  4. Estimulantes (anfetaminas, metanfetaminas, cocaína);
  5. Opioides (heroína, morfina, analgésicos opioides);
  6. Benzodiazepínicos (ansiolíticos e tranquilizantes);
  7. Cocaína;
  8. Inalantes;
  9. Ecstasy/MDMA;
  10. Analgésicos Prescritos;
  11. Estimulantes do Sistema Nervoso Central

É importante também notar que a dependência química é uma condição complexa e multifatorial, influenciada por fatores genéticos, ambientais e psicossociais também.

No entanto, não podemos deixar de citar também a dependência por jogos de azar, visto que causam efeitos muito similares aos casos que mencionamos acima.

Os vícios e Seus Impactos

Como vimos, a dependência química, por jogos ou o alcoolismo são doenças crônicas caracterizadas por diversos tipos de compulsões. 

Nesse sentido, pode afetar qualquer indivíduo, independentemente de idade do mesmo, gênero, etnia ou classe. Entre os sintomas mais frequentes, estão:

  • Impulso incontrolável de usar;
  • Dificuldade em controlar impulsos;
  • Uso da substância mesmo ela causando diversos problemas;
  • Priorização do uso de álcool, medicamentos, drogas ou jogo em detrimento de outras atividades;
  • Tolerância à substância, o que significa que é necessário usar cada vez mais para obter o mesmo efeito ou menor; e
  • Síndrome de abstinência, que é um conjunto de sintomas físicos e psicológicos que ocorrem quando a pessoa interrompe o uso da substância ou o jogo.

Continuamos com as graves implicações do vício:

Consequência da dependência química

As compulsões por drogas ou álcool podem ter um impacto significativo na vida dos usuários. Elas podem causar sofrimentos emocionais, perda de tempo, produtividade e até mesmo problemas físicos

Para melhor clareza, listamos as patologias mais comuns, confira:

  • Problemas cardíacos;
  • Problemas cerebrais;
  • Doenças sexualmente transmissíveis;
  • Problemas pulmonares;
  • Problemas hepáticos;
  • Ansiedade;
  • Transtornos psicóticos;
  • Problemas renais;
  • Problemas cerebrais;
  • Doenças sexualmente transmissíveis;
  • Infecções;
  • Depressão;
  • Ansiedade;
  • Transtornos psicóticos.

Vale ressaltar que, o tratamento é bem complexo, o programa de recuperação é simples e pode exigir um longo período de tempo em alguns casos. Geralmente, inclui uma combinação de terapias, medicamentos e apoio terapêutico.

Uma clínica de reabilitação funciona na maioria dos caso dessa maneira:

Elas possuem uma equipe especializada e ficam geralmente em chácaras.

A equipe especializada possui:

Médico(a) psiquiatra

Psicólogo(a)

Enfermeiro(a)

Nutricionista

Monitor / segurança

Coordenador(a)

Cozinheiro(a)

Terapeuta

Esta é a base, porém algumas possuem massagem, acumpultura, SPA, terapia ocupacional, passeios externos, coach, artes marciais, yoga…

A rotina é bastante parecida nas clínicas de reabilitação, geralmente é café da manhã, reunião ecumênica de espiritualidade, laborterapia na sequência (em algumas é uma faxineira que limpa), daí vem o horário do almoço.

Após o almoço tem um descanso. geralmente é do meio dia as duas da tarde o descanso.

Após o descanso geralmente tem uma reunião, dependendo do método de tratamento ela varia bastante.

Após esta reunião vem o café da tarde que é lá pelas 15:00 da tarde.

Após o café da tarde geralmente tem mais uma reunião, daí vem o horário do banho e em algumas clínicas de reabilitação ainda vem mais uma reunião pela frente, geralmente um simulado de Narcóticos ou Alcoólicos Anônimos.

daí vem o recolher lá pelas 20:00 até as 00:00 dependendo da clínica.

De quarta, sábado e domingo são os dias livres que geralmente são para o lazer e só tem uma atividade que é a reunião de espiritualidade de manhã, dependendo da clínica pode ter uma reunião a noite também e até mesmo a laborterapira, mas varia bastante de clínica para clínica, por isso é sempre bom conhecer bem um local antes de chegar se internando ou escolhendo uma clínica de reabilitação para alguém de cara.

Leave a Comment