Como é possível identificar um alcoólatra?

Como é possível identificar um alcoólatra? Entenda na prática

No conteúdo de hoje, vamos abordar como é possível identificar um alcoólatra, você vai entender as diferenças entre o consumo esporádico e a dependência de fato.

Se você conhece alguém que esteja passando por isso, não hesite em buscar ajuda.


Aprender a como identificar um alcoólatra pode ser de fato um passo essencial na recuperação daquele ente querido que claramente está tendo problemas, mas não sabemos exatamente como prosseguir.

É verdade, sobretudo, que tudo em excesso faz mal, mas em determinados casos isso passa da linha do excesso e da casualidade se tornando uma dependência.

O álcool, todavia, quase lidera a lista de dependências mais nocivas, porque simplesmente elimina a dignidade do dependente.

É natural portanto ver pessoas simplesmente jogadas nas ruas, porque perderam tudo para o vício das bebidas. Justamente por ser uma substância lícita, fica ainda mais fácil ter acesso a isso.

identificando um alcoólatra

Para identificar um alcoólatra, é necessário primeiro manter essa pessoa sempre muito perto. Porque se essa pessoa estiver distante,

dificilmente será possível perceber os traços dela que se referem ao alcoolismo.

Por isso, não mande essa pessoa embora quando ela estiver tendo problemas: pelo contrário, incentive ela sempre a ficar mais perto de você e de sua família.

Assim fica muito mais fácil conseguir medir a frequência com que essa pessoa bebe e os tipos de bebidas que ela consome.

Assim fica bem mais fácil conseguir de fato um parecer sobre o quadro dela.

Eles tornam qualquer ocasião em uma ótima oportunidade para beber álcool – Como é possível identificar um alcoólatra?

Sim, eles podem estar em casa em uma terça-feira à noite e simplesmente decidir que aquele é um bom momento para consumir álcool.

Eles simplesmente encontram bons motivos e se enganam em relação a isso.

Diferentemente do consumo social, essas pessoas podem beber sozinhas, acompanhadas, em bares ou em casa: elas simplesmente vão beber independente da ocasião.

O que gera o desejo de beber nunca é o momento, mas sim a dependência que a pessoa tem.

A quantidade consumida pela pessoa –

Eles tornam qualquer ocasião em uma ótima oportunidade para beber álcool – Como é possível identificar um alcoólatra?

A quantidade ingerida mesmo em momentos não especiais é maior do que o normal. Essas pessoas podem até mesmo consumir bebidas leves,

como por exemplo cervejas ou drinks de baixo teor alcoólico, mas elas tomam muito mais do que o normal.

Dessa forma fica fácil de identificar se a pessoa está ou não exagerando de fato. Perceba sempre as quantidades e os cenários.

Essa pessoa desconta os sentimentos no álcool

Se o seu amigo, por exemplo, teve um dia ruim no trabalho e, logo em seguida decidiu que era uma boa ideia ir para

o bar e exagerou na dose, fique atenta à frequência.

É bem natural que isso se torne um hábito e é justamente aí que mora o perigo. Já que se tornou um hábito logo virou um vício.

Coisas ruins podem acontecer em nossas vidas o tempo todo e, na maior parte das vezes, essas válvulas de escape se tornam vícios profundos.

Até mesmo a bebida pode começar a trazer novos problemas que, à longo prazo, junto aos outros danos devem trazer muitos prejuízos.

Essa pessoa demonstra muita agressividade quando bebe

A principal dica de como identificar um alcoólatra é perceber se essa pessoa tem ou não comportamentos agressivos quando

bebe muito ou fica sem beber.

Um dos maiores indícios de que uma pessoa sofre com o vício o alcoolismo é, por exemplo, chegar em casa com muita raiva.

A bebida traz todavia muitas emoções muito calorosas, por isso é que tantas desavenças enchem as casas dos alcoólatras.

Até mesmo coisas mais simples, que facilmente poderiam ser resolvidas, se tornam motivos de grandes brigas.

Indícios de paranoia

Para o alcoólatra, todos estão contra ele ou contra a família dele. Para eles, tudo está errado e deve ser resolvido. É comum que se sintam injustiçados por algo, e queiram resolver problemas antigos simplesmente do nada.

É natural também que cobrem com urgência coisas que não poderão ser resolvidas tão cedo, já que para eles tudo funciona rápido demais devido ao efeito da bebida, por isso é importante relevar.

Essa pessoa some frequentemente

Essa pessoa desaparece de manhã e aparece só à noite, ou até mesmo some durante dois ou três dias e aparece muito debilitada.

Esse é um dos mais fortes sinais de que estamos lidando com um alcoólatra.

É importante entender que essas pessoas não somem à toa. Na maior parte das vezes isso acontece justamente porque ou estão mal demais para conseguir voltar para a casa, ou estão com vergonha da família ver eles daquela maneira.

Fique atento também à dependência química

Por muitas vezes pensamos estar lidando somente com uma dependência alcoólica, mas na verdade se trata também de uma dependência química.

As drogas somadas ao álcool podem resultar em uma recuperação ainda mais lenta e conturbada, por isso é importante que a família se faça mais presente do que nunca, auxiliando no tratamento e no incentivo.

Quem tem um alcoólatra dentro de casa pode procurar o SUS, o CAPS, solicitando algumas avaliações.

Entendemos que é muito difícil conseguir lidar com isso sozinho e, na maioria das vezes, a melhor saída é realmente a internação em uma clínica de recuperação.

Entendemos o lado dos familiares que preferem resguardar seus familiares dependentes dentro de casa, mas vale a pena perceber se isso realmente é suficiente.

Determinados quadros não podem ser resolvidos assim.

A intervenção médica e psiquiátrica pode salvar vidas.

Agora você já sabe como identificar um alcoólatra, coloque em prática!

Leave a Comment