Clinica de recuperação em São Paulo

TRATAMENTO PARA DEPENDENTES QUÍMICOS E ALCOÓLATRAS

Só quem já passou por esse problema na vida, sobretudo sabe qual a dor de enfrentar a dependência química.

Uma doença avassaladora que acaba com sonhos, perspectivas de famílias em todo o mundo.

A dependência química passou a ser considerada como patologia pela ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Uma doença psicoemocional.

Além de fisiológica, a doença é psicológica, emocional e social.

Diversas perdas e danos podem ser acarretadas a vida de um dependente químico.

Além disso, a marginalização sobretudo para as drogas ilícitas dificultam a abertura de um diálogo promissor, impedindo até que famílias busquem ajuda.

A dependência é uma doença que as pessoas sofrem caladas, por medo de retaliações, por frustrações, medo de julgamentos.

Por isso se você tem algum dependente químico na família ou conhece alguém que tenha não hesite em estender a mão.

A dependência é uma doença progressiva, incurável e fatal. Pode ter múltiplas causas e ser porta de entrada para problemas maiores como esquizofrenia, bipolaridade, depressões crônicas,

Transtornos de personalidade, transtorno obsessivo compulsivo, crises de pânico e ansiedade.

O tratamento todavia deve ser completo e contemplar todas as áreas afetadas pela doença.

Por isso, é importante que a família cogite a internação como possível opção no tratamento de dependentes químicos.

A INTERNAÇÃO

A internação é sugerida para pacientes que estão com dificuldade em se manter limpos, sejam pelas tentativas frustradas ou pelo acesso livre as drogas e álcool.

Dentro de uma clínica, no entanto, o paciente além de não ter acesso a drogas, ele tem incentivo psicoemocional e ferramentas as vezes até mesmo por ele desconhecidas

Que permitam uma mudança estrutural em sua visão de mundo.

A ideia é trazer esse paciente a conscientização através de ferramentas práticas e didáticas.

O autoconhecimento e o conhecimento sobre a doença fazem parte dessas ferramentas, bem como a espiritualidade, as reuniões de doze passos, a laborterapia e o auxílio familiar.

A espiritualidade deve ser ecumênica e não pregar nenhuma religião, a ideia é crer em um Poder Superior amoroso, bondoso e benevolente.

A espiritualidade quando introduzida no cronograma de tratamento de dependentes químicos busca resgatar os valores de cada paciente, favorecendo a autoestima e retidão.

Com os valores resgatados fica mais difícil que o paciente enverede pelos caminhos das drogas novamente.

Fortificado emocionalmente, se conhecendo, entendendo como funciona a doença, com mecanismos de defesa em dia, ferramentas de prevenção a recaídas, apoio familiar e sobretudo frequência assídua em grupos de apoio

O resultado de fato tende a ser positivo.

No entanto, recomendamos que os pacientes sempre fiquem focados em seu tratamento e sua recuperação seja de fato sua filosofia de vida, qualquer descuido pode ocasionar recaídas

Uma vez que essa doença não têm cura e o tratamento é eterno.

Para dúvidas e agendamento de visitas entre em contato conosco em nossos canais de atendimento.

Fotos da unidade de recuperação Vargem Grande: