Saiba como é o funcionamento de Uma clínica de recuperação / reabilitação para dependentes químicos e alcoólatras?

Com certeza você já ouviu falar sobre o assunto e pode até conheça uma clínica , mas você não sabe realmente como ela funciona.

Calma isso é normal, fique tranquilo vamos falar sobre esse tema, e todos os outros assuntos que ainda assim poderá ser algo novo, raro de se entender.

É extremamente fundamental que as pessoas venham a si informar mais como funciona uma clínica de recuperação, e que possam se envolver e apoiando essa causa de alguma maneira.

Mas para que haja apoio, tem que haver conhecimento real sobre o assunto não acha?

Sendo assim, se você tem o desejo de conhecer melhor o assunto, continue lendo o conteúdo desse artigo e entenda ajuda mais sobre como é o funcionamento de uma clínica de recuperação.

Então o que é uma clínica de recuperação?

Para estarmos falando sobre como é o funcionamento uma clínica de recuperação, é necessário entender antes, o que é realmente uma clínica de recuperação, na realidade.

Então, vamos esclarecer agora para você.

A clínica de recuperação tem um espaço reservado para pessoas que apresentam algum tipo de dependência química, drogas, álcool e outras.

Neste espaço os profissionais, como psiquiatras, psicólogos, médicos, terapeutas, e etc, podem de maneira assertiva proporcionar aos pacientes um tratamento com excelência para lutar contra os vícios.

É com toda a dedicação da evolução desses profissionais que os pacientes irão sentir ainda mais a vontade e ainda mais adquirir confiança para que a efetividade do tratamento seja positiva para com o acolhido.

Não importa e grau de dependência, o tratamento oferecido na uma clínica de recuperação irá ser de maneira evolutiva individualmente para cada caso.

Existe cura para a Dependência Química?

Tudo é possível, quando falamos da clínica de recuperação que envolve o tratamento com tantos profissionais esperamos que o resultado seja sempre positivo não é mesmo ?.

Existe sim, principalmente quando o acolhido se envolve com sua recuperação de maneira responsável dando a continuidade no programa, pois depende exclusivamente de mente aberta, boa vontade e aceitação para que o acolhido volte a ter uma vida sem vícios.

Antigamente as pessoas tinham uma teoria de que os dependentes químicos tinham comorbidades mentais psiquiátricos e que esta conduta também vinha de defeitos de caráter do indivíduo.

Atualmente a ciência tem meios de comprovar que é uma doença, e que pode sim ser passível de grande aceitação por parte da família e do acolhido em questão.

E é com o andamento deste tratamento que os resultados positivos mostram que é possível sim ter uma vida de sobriedade e qualidade de vida.

Por isso, é de grande importância de ter o conhecimento a respeito da eficácia do tratamento em uma clínica de recuperação para a se obter resultados ainda mais positivos.

Como é o funcionamento de uma clínica de recuperação?

Para começar é de grande importância saber a motivação do acolhido logo na chegada na clínica de recuperação para que haja conscientização de que o compromisso seja efetivo.

Dependendo do estágio no abuso da substância aonde a vida do dependente se torna incontrolável, ele mesmo procura ajuda junto com a família para tratamento da sua doença.

Não são todos os casos que ocorrem desta maneira que a internação ocorre normalmente pois a negação impede do acolhido a pedir esta ajuda.

Quando o paciente se encontra em uma situação de risco aonde ele não é mais responsável conscientemente pela sua própria vida a família hoje tem a opção da internação involuntária que é prevista por lei.

Nesse caso em específico a família fica responsável pelo resgate do paciente até a clínica de recuperação e também responsável pela internação do mesmo.

Ao chegar na clínica por vontade própria ou não se for necessário administração medicamentosa ao paciente para estabiliza-lo até que volte o seu estado normal, mais nem todos passam por este procedimentos aonde serão feito o hall do acolhido e capitação das informações para inclusão no tratamento.

Ai vem a pergunta; se existem casos aonde o acolhido não precisa ser internado ?

É feita uma análise individual para cada acolhido por profissionais capacitados que irão relatar no laudo do mesmo a seu grau de dependência, isso é individual depois é traçado a PTI (PLANO DE TRATAMENTO INDIVÍDUAL).

Quais são os modelos de tratamentos para dependentes químicos ?

Como podemos ver e entender ainda não temos um tratamento específico para o dependente químico mais sim caminhos a ser percorridos.

Cada uma das clínicas de recuperação tem suas próprias regras de tratamento e métodos, mas de uma uma maneira geral, é possível ainda falar sobre vários modelos de tratamentos que podem ser executados em grande maioria, como por exemplo:

Tratamento de caráter interno

Neste tipo de tratamento interno, o acolhido recebe cuidados diretamente na clínica de sua escolha integralmente. 

Esse tratamento tem duração de 1 a 6 meses, e irá depender individualmente de cada caso.

No modo geral este tipo de tratamento ocorre quando ha intervenção judicial no paciente, que no decorrer da evolução do mesmo irá contribuir na sua ressocialização para convívio na sociedade em que será inserido tendo a oportunidade de ter uma nova vida em sobriedade. 

Tratamento de caráter externo

Neste tipo de tratamento externo, o acolhido não terá a necessidade de ser mantido internamente na clínica de recuperação.

É o caso aonde ele apenas comparece na clínica para receber tratamento psicológico necessário, e poderá também partilhar sua experiência com nos grupos através do A.A (Alcóolicos Anônimos) e do N.A (Narcóticos Anônimos), que é uma ferramenta poderosa para dar continuidade em sua recuperação.

Nesta ressocialização o paciente também tem acompanhamento psicológico com o profissional da clínica de recuperação recebendo apoio.

Neste caso, o paciente leva uma vida normal fora da clínica, sendo esse o tratamento indicado para os casos considerados de caráter leve, ou para ressocialização após tratamento na clínica.

Tratamento de caráter parcial internado

Neste tipo de tratamento de internação parcial, existe uma mesclagem entre dois tipos de tratamento o interno e também o externo.

No caso desta opção é diferente da internação externa, a parcial o acolhido não fica o dia fora clínica ele faz suas atividades nela de dia e recebe acompanhamento necessário.

Neste caso de tratamento parcial, ele fica o dia inteiro na clínica de recuperação, recebendo todo o tratamento necessário para sua manutenção, mas pode com certeza , voltar para sua residência à noite para repousar.

Seu tratamento na clínica de recuperação ocorre durante o dia das 8:00hrs às 18:00hrs.

Como escolher a melhor opção de clínica de recuperação?

Para melhor escolha da clínica de recuperação é preciso procurar capitar máximo de informações possíveis sobre ela, tendo em consideração dados, como:

Pergunte qual é a rotina, cronograma dos pacientes no tratamento se houver

Pergunte informação dentro do clínica a respeito dos profissionais envolvidos e converse com eles

Pesquise na internet sobre a reputação da clínica que você está pra conhecer

Pergunte se há ressocialização pós tratamento assistido com o acolhido

No final pergunte se há certificado de conclusão do tratamento reconhecido

Capitando ;todas estas informações sobre funcionamento da clínica de recuperação, é possível identificar de prontidão caso precise do tratamento que ela oferece.

Além disso, quanto mais informação temos sobre este assunto é falado desenvolvemos um relacionamento com a mesma tendo assertividade para ajudar nosso ente querido numa transformação total de vida na busca da sobriedade e felicidade que tanto esperamos e desejamos.

.

Editar 2 : Clínica De Recuperação nas proximidades da Minha Casa

Clinicas de Recuperação possui unidades em todo território brasileiro. Temos profissionais capacitados para o tratamento e recuperação de dependentes químicos. Hoje temos ferramentas para localizar uma mais perto de nós.

Então não e preocupe para você ter conhecimento de uma clínica de recuperação próxima a sua casa, entre em contato com nossa equipe somos profissionais de alto padrão, entre no nosso Whatsapp. Nossa equipe irá indicar a melhor opção de tratamento disponível em sua região.

Veja como existe vantagem em conhecer uma clínica disponível e com vagas próxima de mim.

As vantagens de ter conhecimento de uma clínica próxima a sua residência irá trazer grandes benefícios para o acolhido. Nossas clínicas possuem diversos cronogramas para a recuperação do dependente químico, que estão inclusos a co-participação da família nos tratamentos e terapias entre os mesmo. Como não sabemos como lidar com a situação de ativa do dependente, esta ajuda mútua nos direciona assertivamente para que possamos ajudar nosso ente querido nesta caminhada rumo a sobriedade. 

Exista uma logística benéfica em ter esta oportunidade de ter o paciente próximo de sua família dá mais segurança e o custo de locomoção nas visitas fica mais em conta.

Como descobrir bons tratamentos e boas clínicas de recuperação?

Fique tranquilo hoje em dia temos ferramentas que nos ajudam nestas pesquisas, segundo depoimentos de pessoas, de familiares e amigos que estiveram em tratamento. Temos ferramentas como o Google para serão

feitas estas análises. E também encontramos uma infinidade de clinicas especializadas para tratamento da dependência química e álcool.

As indicações feitas por pessoas que utilizaram os serviços de tal clínica é muito importante como também depoimentos de pacientes que já se

trataram nesta instituição, verificar fotos das clinicas em sites,  entrar em contato ver possibilidades de vagas atendentes e se possível fazer uma visita ao local.

As clínicas de recuperação são a melhor opção para tratamento da dependência química e  possui diversas unidades em nosso país e por toda sua região, e por esta razão a melhor alternativa para encontrar uma bom

tratamento junto a uma clínica de recuperação perto de sua casa é solicitar uma visita para analizar fisicamente a clínica e verificar toda a sua estrutura de tratamento e serviços prestados da mesma.

Trabalhamos com internação voluntária e internação involuntária em nossas diversas unidades. As internações voluntárias são quando por vontade própria o acolhido pede ajuda, nesse momento ele entende a

gravidade de seu vício, o todo o problema que ele está envolvido e assim pode decidir buscar o tratamento, nestes casos o tratamento ocorrerá o

apoio e amor da família em ação e surtirá um efeito cada vez mais positivo no tratamento, ai sim a busca de se livrar do vício será eficaz pois o sentimento de abandono não mais existirá.

A dependência química é uma doença crônica, incurável, progressiva de caráter fatal mas pode ser assistida e monitorada através de tratamentos especializados com profissionalismo em clínicas de recuperação.

O tratamento involuntário são para casos extremos, ela pode ser reenvidicada por um médico especializado e com a autorização dos

familiares envolvidos.  Nos casos de internação involuntária são sim importantes, pois ajudam a à evitar problemas maiores pois a vida pode estar em risco eminente, principalmente quando o paciente tenta se

suicidar ou ser uma ameaça eminente para outras pessoas, a pronta internação involuntária é necessária nestes casos.

Se você necessita de uma clínica para seu ente querido ou amigo, não vacile entre em contato conosco. Nossas clínicas possuem profissionais capacitados tais como, médicos, psicólogos, terapeutas, psiquiatras e uma equipe multidisciplinar para a recuperação do dependente químico.

Leave a Comment