TRATAMENTO DE DEPENDENTES QUÍMICOS.
Dependência química uma doença que assola milhões de pessoas em todo o mundo.
É caracterizada por ser uma doença crônica, progressiva, fatal, e que pode ser porta de entrada para muitas outras doenças (comorbidades).
Além disso, pode ter múltiplas causas, de fato,
A única forma eficaz de tratamento para a dependência química, sobretudo é o tratamento através da abstinência total da substância.
Não existe redução de danos para a dependência química.
A abstinência é a única forma segura de manter estacionada a progressão da doença.
Para isso, muitas pessoas precisam de um apoio profissional, para ajudar a se manter abstinente, sobretudo nos primeiros passos, uma vez que, a compulsão e o desejo é incontrolável.
Dentro de uma clínica, a impossibilidade do acesso a essas substâncias promove um tratamento mais confortável, mantendo os pacientes em segurança deles mesmos.
Além disso, a proposta enquadra técnicas terapêuticas que permitem uma mudança consistente de comportamentos e atitudes, favorecendo uma mudança estrutural na vida dessas pessoas
Que tanto sofrem nas garras da dependência de álcool e outras drogas.
O ALCOOLISMO
O alcoolismo é uma doença, apesar do álcool ser socialmente aceitável por ser uma droga lícita, o alcoolismo está presente em grande parte dos atos de violência no mundo.
Com relação ao tratamento, não há diferenciação de substância, portanto, não existe clínica exclusiva para alcoólatras.
O tratamento visa uma mudança de pensamentos, comportamentos, atitudes e uma nova proposta de vida para dependentes de álcool e demais drogas.
O fácil acesso ao álcool, e o incentivo de seu consumo por parte da mídia, somado a falta de políticas públicas eficientes de prevenção, tornam essa dependência mais nociva do que a própria dependência química de outras substâncias.
COMO FUNCIONA O TRATAMENTO
O tratamento é subdividido em etapas que contemplam:
Desintoxicação
Conscientização
Ressocialização
Em cada uma dessas etapas, portanto, haverá uma abordagem significativa aplicada ao período de tratamento que o paciente se encontrar.
É possível que haja ainda uma quarta etapa, visando o pós tratamento, os pacientes devem sempre lembrar que a dependência é uma doença crônica e que portanto,
Ele sempre estará em tratamento, ele sempre será um dependente químico em recuperação e não poderá descuidar e deixar de tomar as providências de cautela, seguir o programa e o que é sugerido.
A recuperação deve ser sobretudo sua bandeira de vida.
DENTRO DA CLÍNICA
Dentro da clínica, o paciente passará por uma série de atividades terapêuticas estabelecendo uma rotina.
A rotina ajuda o relógio biológico do paciente, e o conduz a estabelecer horários para alimentação, dormir bem e estar preparado para as atividades do dia a dia.
Nesse cronograma contempla:
Despertar
Espiritualidade
Café da manhã
Laborterapia
Reuniões e dinâmicas
Almoço
Hora livre
Reuniões e dinâmicas
Lanche da tarde
Temáticas em grupo
Atendimento individual com profissionais
Banho
Hora livre
Jantar
Reunião
Hora livre
Descanso
Contudo, estabelecer uma rotina é excelente para que o paciente consiga espelhar em seu dia a dia mesmo após tratamento.