Encontre aqui as melhores clínicas para tratamento de dependência química e de álcool em todo o Brasil.  

 A maioria das pessoas  não faz  idéia do quanto  a busca pela espiritualidade influi , de forma positiva , na recuperação de dependentes químicos /alcoólatras e pacientes com depressão. Essa  tem sido mais uma forma de terapia complementar  usada nas clínicas de recuperação/reabilitação , e  os resultados obtidos demonstram acertividade quando aplicada na luta contra essas  doenças. Ressaltamos que ,  nosso  artigo não está direcionado a nenhuma  religião específica.

Nosso objetivo é , unicamente , o de expor os pontos positivos que a espiritualidade pode trazer para quem está em processo de auto reconstrução. Diferença entre a espiritualidade e  religião  A espiritualidade norteia-se , de forma geral , na existência de uma inteligência cósmica , em um Ser supremo. Já ,  ser judeu ou cristão é canalizar essa espiritualidade através de um segmento religioso  com suas regras e dogmas. Aumentando  o otimismo , descobrindo a espiritualidade  Já dizia o velho ditado: “saúde é aquilo que a gente só percebe que tem , quando ela nos falta”. Partindo dessa premissa , qualquer que seja o problema de saúde que alguém possa estar enfrentando , é , com certeza uma das batalhas mais desafiadoras que alguém possa viver.

Agora , imagine o quanto deve ser difícil , e dura , a luta de quem sofre com dependência química , alcoólica ou mesmo com a depressão? Meus amigos , podem acreditar que não é nada fácil.O paciente que está em processo de desintoxicação . é submetido a métodos  médicos , exames , consultas , sessões de terapia  individual e em grupo , que mudam por completo sua vida. E , toda essa alteração em sua rotina pode deixá-lo  agressivo e contribuir para aumentar o  desânimo  com o tratamento contra a  dependência. É , então , nesse exato momento  , que a “espiritualidade” chega para oferecer ajuda , trazendo conforto e resgate do otimismo.

Combustíveis que alimentam a vontade de mudar de vida.

 A espiritualidade e os conflitos internos  Conforme dissemos acima , a pessoa que está em  luta contra a dependência em álcool e drogas ,  ou mesmo a depressão ,  via de regra , precisa se amparar , e buscar força ,  em sua crença para encarar as questões que colocaram em tal situação.É muito comum que pacientes de dependência se culpem , ou  culpem as pessoas de seu meio , por encontrar-se nessa situação.  Portanto , a espiritualidade e a religião ,  de forma geral , dão condições à esse paciente para que ele perceba suas limitações e as de seus familiares , fazendo com que conflitos sejam  apaziguados ,  culpas sanadas e maturidade desenvolvida. Tudo isso faz com que a pessoa  consiga encarar a vida sob uma nova perspectiva.

 Combatendo  a ansiedade  

Falando mais um pouco sobre a influência positiva da espiritualidade nos tratamentos de recuperação/reabiliatação de dependentes químicos/alcoólicos e mesmo em  casos de depressão ,  é que ela ajuda a controlar  a ansiedade que acontece nas fases de desintoxicação e abstinência da droga. Como já falamos ,  a  quebra da rotina , e todo o processo de auto descoberta , acabam criando  uma situação de estresse. Sendo assim , ao trabalhar a espiritualidade desses indivíduos , faz com que ele sinta-se forte , acolhido e cuidado por uma “força maior”.   Analisando somente  esse fator , o controle da ansiedade , já faz com que o emprego de terapias espiritualistas sejam de grande valia para aqueles que estão em processo de recuperação – independente do problema. 

 Terapias espiritualistas no tratamento da dependência em drogas e álcool :

benefícios  que se estendem aos familiares. Outro grande benefício proporcionado pelo emprego de terapias espiritualistas no tratamento das dependências química/alcoólica ,é que ele se estende aos familiares e amigos próximos, pessoas estas que sofrem ao ver a  deterioração de quem amam. Ao cuidar de todos que estão , de alguma forma ,  envolvidos nesse  processo de cura , cria-se uma  atmosfera de aconchego , que faz com que a  pessoa   em tratamento  não se sinta sozinha nessa luta. Espiritualidade ajudando no controle das emoções  A espiritualidade  ajuda-nos  a  perceber  , e a dominar , nossas emoções  partindo do ponto de vista moral . Sendo assim , a pessoa que tem algum tipo de fé se sentira acolhida nesse ambiente , podendo identificar os motivos  que a fizeram (ou fazem)  se desequilibrar ,  buscando dar vazão à esses “dramas pessoais”  consumindo drogas/álcool .

 Espiritualidade:  uma bússola moral 

 Devemos sempre ressalta que ,  quem atravessa uma situação de dependência química e/ou alcoólica ,  às vezes pode perder  o discernimento daquilo que  consideramos  “bem e mal”. Muitas delas , chegam em  estágios  tão avançados que tirariam a própria vida , ou a de pessoas que amam , por causa da droga. É  aí que a espiritualidade entra para ajudar  , aos poucos , a resgatar esse “norte”  moral , ou seja : recobrar o senso de certo e errado que talvez tenha se perdido ao longo do caminho do vício.

Outra coisa  que não podemos deixar de falar é que , mesmo  defendendo a importância da espiritualidade no processo de tratamento contra a dependência , é importante lembrar que o paciente não  poderá  ser trazido de volta  à sua vida normal apenas com um acompanhamento espiritual. Tratando-se de mais uma ferramenta auxiliar , que não exclui a o acompanhamento médico e psicológico. Esperamos , com esse artigo , ter somado informações necessárias para quem está enfrentando a dura realidade com a dependência em álcool ou drogas. Se você estiver dentro dessa “realidade” , entre em contato com nossa equipe . Teremos imenso prazer em auxiliá-lo na busca por tratamento especializado e humanizado.

  Clínica para  Tratamento da dependência química e alcoólica / Codependência familiar / Masculina / Feminina/ Mista / Adolescente  Tratamentos  – Centro de reabilitação de usuários de drogas e álcool- Centro de recuperação de drogas e alcool- Clínica para recuperação para dependentes alcoólicos  – Internação involuntária, como proceder- Internação involuntária para dependentes químicos- Tratamento complementar com ibogaína e canabidiol  – Terapia individuais e em grupo- Terapia familiar   

Trabalhamos com os Convênios Médicos: –

Bradesco- Sulamérica- Amil  – Unimed Central Nacional- Unimed RJ- Porto Seguro  (Para outros planos de saúde , consulte nossa central

Leave a Comment