clinicas para alcoólatras

Alcoolismo – Clínicas para tratamento – Apsu A Tratamento álcool e drogas

Considerado como doença pela Organização Mundial de Saúde, o alcoolismo é a dependência do indivíduo ao álcool ,com uso constante, descontrolado e progressivo de bebidas que podem comprometer seriamente o bom

funcionamento do organismo, levando a conseqüências irreversíveis.

O impacto da dependência , tanto psicológica quanto física, interfere na capacidade de se relacionar socialmente, seja em família ou no trabalho.

O comportamento auto-destrutivo gerado pela dependência do álcool, é ainda mais acentuado quando falamos da “mulher alcoólatra”.

O tratamento do alcoolismo é complexo,multiprofissional e longo; dependendo muito da persistência do paciente e de sua rede de apoio para o processo de cura.

A maioria dos tratamentos busca ajudar a pessoa a cortar o consumo de álcool, seguido por um treinamento de vida ou suporte social que façam com que o paciente (homem ou mulher) resista ao retorno de uso.

Estatísticas demonstram que o constante estado de embriaguez de uma pessoa é responsável por uma grande parcela da causa de divórcios e problemas com agressões. Com respeito a vida profissional, comprovadamente,

A causa de desemprego.

Considerado como droga lícita, aceita como normal pela sociedade, o álcool oferece uma série de perigos para quem consome e para as pessoas que estão próximas.

Grande parte dos acidentes de trânsito, comportamento anti-social, violência doméstica, problemas no trabalho, alteração de percepção da realidade,podem ser atribuídas ao alcoolismo.

A intensidade dos efeitos do álcool varia de acordo com as características pessoais, tanto na estrutura física quanto na psicológica do indivíduo.

A exemplo de estrutura física,podemos considerar a diferença entre homens e mulheres; uma pessoa de grande porte físico pode apresentar maior resistência aos efeitos nocivos do álcool. Por isso, serem as mulheres mais

vulneráveis.

A natureza do tratamento depende, em grande parte, da gravidade do alcoolismo e envolverá as seguintes etapas:

• Desintoxicação (processo de retirada do álcool com segurança)
  • Medicamentos (que aliviam a síndrome de abstinência evitando a recaída)
    -Terapias (individuais e em grupos , e estes podem envolver os familiares)

O aconselhamento ajuda no processo de retirada do álcool e na manutenção do pós tratamento.

O que é a Síndrome de Abstinência?

A Síndrome de Abstinência do Álcool é um estado clínico-psicológico que os indivíduos desenvolvem com a redução brusca da ingestão de bebidas.

A síndrome aparece entre seis e oito horas após a parada de ingestão de álcool e seus sintomas são:

• tremor das mãos
  • distúrbios gastrointestinais
  • distúrbios do sono
  • estado de inquietação
  • crises de violência

Cerca de 5% dos casos que entram em abstinência leve, evoluem para a síndrome de abstinência grave passando a apresentar delírios, agitação intensa, tremor generalizado e desorientação no espaço e no tempo.

Doenças causadas pelo uso de álcool

A ingestão abusiva de álcool pode levar ao desenvolvimento de várias doenças. As mais freqüentes são:

• Esteatose hepática
  • Hepatite alcoólica
  • Cirrose hepática

Também são comuns os problemas do aparelho digestivo,como gastrite, síndrome de má absorção e pancreatite. No sistema cardiovascular, podem desenvolver hipertensão ,problemas no coração e,em alguns casos, polineurite alcoólica que é caracterizada por formigamentos,câimbras e inchaço nos pés.

Reconhecendo o alcoolismo

A negação é um sintoma clássico do alcoolismo. O dependente está sempre arrumando desculpas para beber. O que fica embriagado numa dependência do álcool não é só o aspecto físico da pessoa,mas também seus sistemas de crenças e valores.

O primeiro contato com o álcool muitas vezes acontece dentro da própria dinâmica familiar, estendendo-se à outras esferas,como o círculo de amizades,festas e outros ambientes.

O álcool por ser uma droga que leva um tempo maior para o aparecimento de uma dependência , muitas vezes encontramos indivíduos estruturados social e profissionalmente, que atuaram na criação de filhos e famílias, a certa altura colocam tudo a perder.

O tratamento da dependência alcoólica não é tarefa fácil,indo além da abstinência física.Numa cultura onde é imposta uma forte aceitação social, o álcool acaba fazendo parte desse contexto.

Onde tratar o alcoolismo?

Nós, da CLÍNICA APSU A, temos a abordagem eficaz para cada indívíduo. Conte com a gente!

Tratamentos:

• centro de reabilitação de álcool
  • centro de reabilitação de drogas
  • clínica de recuperação de dependentes alcoólicos
  • internação involuntária ,como proceder
  • internação involuntária para dependentes álcool
  • internação involuntária para dependestes químicos
  • Quanto uma internação para dependentes de álcool e
    Drogas?
  • Tratamento contra drogas

TRATAMENTOS

Centro de reabilitação álcool