tratamento para dependente químico e alcoólatra com o plano de saúde em clínica de recuperação e clínica de reabilitação para dependentes de drogas e álcool

Plano de saúde / convênio médico tem cobre realmente o tratamento todo de dependência química para dependente químico em clínica de reabilitação / recuperação?

Então vamos lá, plano de saúde – Convênio médico cobre tratamento de dependência química?

Uma das dúvidas mais latentes de quem está procurando uma clínica de recuperação para si ou até mesmo, para o seu familiar, é qual valor será pago pelo tratamento e internação. Afinal de contas, clínicas de qualidade tem valores mais elevados.

Por isso, neste caso é muito importante saber se o plano de saúde cobre o tratamento de dependência química, sendo que isso melhoraria muito a vida de quem está passando por essa história. Saiba mais sobre o assunto a seguir.

Se tenho plano de saúde, ele cobre tratamento de dependência química?

Sim, o plano de saúde pode cobrir os custos para este tipo de tratamento.

No entanto, para ter conseguir esse direit, é preciso cumprir três exigências específicas. Veja quais são:

Possuir uma solicitação médica para a internação que tenha o CID (Classificação Internacional de Doenças) da doença (no caso, a dependência química ou alcoólica).

A doença necessita ser coberta pelo contrato do plano de saúde, até mesmo que ultrapasse as mencionadas na lista da OMS (Organização Mundial da Saúde) de Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde.

Possui também, o tipo correto de cobertura do plano de saúde, que neste caso pode ser Hospitalar, Odontológica, Ambulatorial ou Obstétrica. O correto para a internação em clínica de recuperação é o que abrangem o tipo Hospitalar.

Se você possuir de todos os requisitos acima, neste caso a cobertura do tratamento pelo plano de saúde é obrigatória.

Um outro ponto importante é que alguns planos de saúde, mesmo com toda a documentação correram, podem negar a cobertura, justificando que a dependência química é uma doença preexistente, isso quer dizer que, é uma doença que o contratante sabia possuir na hora de assinar o contrato do plano.

Porém, se o plano não pediu exames inicialmente que comprovem que você realmente estava com essa doença antes, eles não podem dizer que ela seja preexistente. Deste modo, você permanece com o direito à cobertura do tratamento.

Existe limite do período de internação na clínica de recuperação?

Não, até porque, colocar um limite no tempo de internação do paciente é considerado algo abusivo. O tratamento é indivíduo e Cada paciente precisa de um tempo específico que vai depender da seriedade da dependência e do tratamento realizado pela clínica.

Sendo assim, apenas um médico responsável decidir o tempo de internação. E o plano de saúde tem como obrigação, cobrir o custo e todo o gasto  até que o paciente receba a alta médica.

Se por um acaso, o seu plano de saúde não tenha credenciamento em uma clínica de recuperação para dependentes químicos, o Poder Judiciário pode determinar que ele cubra o tratamento total em uma clínica particular.

Além disso, se por qualquer outro motivo, o plano de saúde não quiser cobrir o tratamento, procure a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Caso eles não sejam eficazes para solucionar esse problema, acione a Justiça.

Sendo assim, agora  que você conhece os seus direitos com relação a isso, você pode procurar sem medo uma clínica de recuperação que mais tenha haver com suas necessidades. Para isso, porém, acesse o Guia Especializado em Clínica de Recuperação e poupe tempo na hora de encontrar as melhores clínicas.